Meu Bem Querer é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo. Escrita por Ricardo Linhares, com a colaboração de Leonor Bassères, Nelson Nadotti, Maria Elisa Berredo e Glória Barretoentre e supervisão de texto de Aguinaldo Silva, direção de Luís Henrique Rios, João Camargo e Alexandre Avancini, direção-geral de Roberto Naar e núcleo de Marcos Paulo, é a 57ª "novela das sete" exibida pela emissora, estreando em 24 de agosto de 1998, substituindo Corpo Dourado e terminando em 20 de março de 1999, totalizando 179 capítulos, antecedendo Andando nas Nuvens.
Murilo Benício, Alessandra Negrini, Leonardo Brício, Flávia Alessandra e Marília Pêra interpretam os personagens principais da trama.
A história se passa na fictícia cidade de São Tomás de Trás, no litoral nordestino. Custódia, mulher misteriosa que aguça a curiosidade de todos do lugar por não sair de casa há mais de 20 anos, o que não a impede de controlar a vida dos habitantes de lá. Mas vai ter de enfrentar a força de Tonha da Pamonha que se rebela contra a vilã. Custódia obriga seu irmão Inácio a se candidatar a prefeitura. Inácio, junto com seu melhor amigo Martinho, acabam tornando-se prefeito e vice - prefeito.
Inácio é marido da perua Verena e tem um romance nada secreto com a cobiçada Ava Maria. Martinho nutre uma paixão secreta por Ava, mas só depois da morte de Inácio é que assume tal paixão e fica com ela.
Custódia também tem várias plantações de caju onde obriga crianças a trabalhar. E não só as crianças são humilhadas como também sua empregada, Jorgete.
A novela também conta a história de Padre Ovídio, que criou Antônio, cuja origem, mantém em segredo. O pastor da cidade, Bilac, também cria Juliano, um rapaz invejoso, sonso e dissimulado, apaixonado por Lívia, estuda para se tornar pastor e vai revelar seu mau caratismo ao longo da trama, em situação semelhante a do padre. Os dois religiosos vivem em pé de guerra e disputam os fiéis da cidade.
O pastor Bilac tem duas filhas: a meiga Rebeca e Lívia, menina voluntariosa e invejosa que é rejeitada pelo pai por que sua mãe morreu no dia de seu parto. Antônio e Rebeca são apaixonados desde a infância e planejam viajar juntos. Mas quem embarca com Antônio é Lívia, que casa-se com ele. Decepcionada, Rebeca acaba casando-se com Juliano, e acabam tendo uma filha, Ester. Anos depois Lívia e Antônio voltam para a cidade separados e também com um filho, Antônio Maciel Jr.
Rebeca e Antônio, ao longo do tempo, se encontram às escondidas mas não assumem o amor que tem um pelo outro por respeito aos pais. Lívia logo depois se arrepende e quer voltar para Antônio de qualquer jeito e nada a impedirá de crusar seu caminho.
No final, Antônio e Juliano descobrem que são irmãos, filhos de Inácio e Ava. Custódia, tia dos rapazes, que não podia ter filhos, separa os bebês e manda incendiar o berçário.